Alojamento Web (páginas, sites e outros conteúdos)

Dominios Web

Ter um espaço Web é uma necessidade. Podemos criar o nosso próprio servidor Web usando software gratuito ou comercial, podemos usar os sites que o nosso ISP (Internet Service Provider) eventualmente nos disponibiliza ou podemos usar os inúmeros servidores online que disponibilizam sites pagos e gratuitos, são os Serviços de Alojamento Web. Esta é a forma mais acessível e é destes serviços de alojamento que falamos aqui.

Há um sem número de servidores com serviços pagos e gratuitos, frequentemente coexistem no mesmo prestador (provider). Os serviços pagos são normalmente melhores (?), disponibilizam mais espaço e recursos e são mais estáveis, mas os serviços gratuitos são, em regra, perfeitamente adequados a uma utilização não profissional (pessoal ou educativa), embora não se possa contar com eles durante um longo período (por vezes desaparecem) nem esperar que a rapidez seja muito grande e há que ter backups de tudo o que se coloca lá (I mean it!)

Ser capaz de arranjar alojamento (gratuitos ou não) é um dos desafios de quem se inicia nas tecnologias Web. Podem-se usar sites que já tenham (por exemplo os do vosso ISP, se houver) ou procurar na Web. Deve-se testar e discutir com outras pessoas nos fóruns. O objetivo é cada um de nós ter um site online onde possa colocar as suas páginas e outros conteúdos e que domine bem o processo para ele ser fácil (que na verdade é).

1-... exemplos de sites/servidores de alojamento gratuito

Cada um deve procurar e escolher dentro da vasta oferta, o site adequado a si e ao uso que lhe quer dar, não deve atribuir a outros essa responsabilidade. No site vamos colocar conteúdos à nossa responsabilidade e temos de nos responsabilizar por eles e pelo que possa acontecer (avarias, problemas, etc.).

E
xistem inúmeros servidores gratuitos e as possibilidades técnicas e as "ofertas" variam de uns para outros. Há uma lista de endereços de servidores gratuitos em:

http://www.free-webhosts.com/webhosting-01.php

Inatividade: uma coisa importante deve ter-se em atenção na utilização dos servidores gratuitos. A inatividade (cujas normas variam de servidor para servidor), pode levar a que nos cancelem a conta. Podemos criar nova conta, mas a antiga já não existe e os conteúdos "foram-se" com ela. É uma razão forte para termos sempre cópia de tudo o que se coloca num servidor gratuito (e mesmo nos pagos, embora por outra razões).
Note-se que o que acontece ou não, depende da política de cada servidor que o utilizador deve conhecer (lendo a informação disponibilizada).

Alerta-se para o fato de os servidores gratuitos mudarem muitas vezes de política dado que não há compromisso com o utilizador.

Facilidade de uso e enormes potencialidades dos servidores online: para além de permitirem alojar gratuitamente páginas e sites gerais, muitos sites (a maioria) disponibilizam aplicações/funcionalidades, como o cPanel que permitem funcionar de forma muito acessível com o sistema. O facto de as aplicações serem praticamente iguais nos vários servidores facilita o uso de vários simultaneamente, ou mudar de um servidor para outro, sem dificuldade. Para além disso a maioria dos servidores (mesmo os gratuitos) permitem instalar scripts com serviços open source populares como o Joomla, Drupal, phpBB, Wordpress, lojas online, etc.

2-Como transferir e organizar as páginas e conteúdos no servidor (upload)

Organizar em pastas
Antes de mais deve saber-se que no servidor as páginas deverão ser organizadas em diretorias (pastas) tal como se faz no PC. Se cometermos o erro de colocar tudo na raiz do nosso espaço Web vai ser difícil encontrar alguma coisa quando tivermos lá muitos objetos, coisa que acontece com muita rapidez, para além de corrermos o sério risco de podermos apagar, sem querer, conteúdos que lá estão ou esmagá-los (copiar para cima se têm o mesmo nome) quando atualizamos o site com novas coisas.

Upload com os file managers (ferramentas http disponíveis na interface web dos próprios sites)
Os sites de alojamento sugerem várias formas de carregar as páginas para os servidores, umas específicas dos próprios sites e que se fazem com o próprio navegador (ferramentas Web semelhantes às que vemos em fóruns públicos: colocar um anexo, imagem, documento, página), outras através de programas especializados como se explica a seguir.

Upload com programas
Podemos também transferir os conteúdos e organizá-los no servidor através de programas específicos de FTP (a maioria gratuitos) que são sugeridos no site. Um bom exemplo destes programas é o Filezilla (ou, por exemplo, o "velho" mas bom WS_FTP, nas versões gratuitas que ainda se encontram pela Web).

Pode-se igualmente transferir e organizar conteúdos com as aplicações de conceção de páginas e sites (também incluem a funcionalidade FTP), uma enorme escolha entre programas gratuitos e pagos.

Qual a melhor forma de fazer o upload(?): usar programas de FTP é, a longo prazo, a solução mais prática e mais rápida, mas não para quem se está a iniciar dado que teria logo de mexer com endereços ftp e outros conceitos (nada difíceis mas que enervam os newbies). A primeira vez que tem um site, quem se está a iniciar, deve carregar (upload) e gerir as páginas e outros conteúdos no site usando as ferramentas Web de upload dos próprios sites (que estão na interface web do site e normalmente se designam por online "file managers"), são elas a forma mais eficaz e "indolor" de colocar e gerir as páginas/objetos online (mesmo não sendo a forma mais rápida).

Conselho: se tiver um pouco de tempo invista-o usando um programa como o Expression Web e com ele poderá gerir completamente os seus web sites em Serviços de Alojamento Web, editar as páginas e tudo o mais, de forma fácil e rápida, mantendo no seu PC sempre uma cópia de tudo o que está online. É melhor que usar um programa só para FTP (a funcionalidade já está incluida no Expression Web) e infinitamente mais rápido e despachado que os online "file managers", para além de ter ferramentas de pesquisa, de edição, de substituição, de verificação, etc. Muito prático!