Alojamento Web - servidores gratuitos, organização de sites, upload de conteúdos

Dominios Web

Ter um espaço Web é uma necessidade. Podemos criar o nosso próprio servidor Web usando software gratuito ou comercial, podemos usar os sites que o nosso ISP (Internet Service Provider) eventualmente nos disponibiliza ou podemos usar os inúmeros servidores online que disponibilizam sites pagos e gratuitos, são os Serviços de Alojamento Web. Esta é a forma mais acessível e é destes serviços de alojamento que falamos aqui.

Há um sem número de servidores com serviços pagos e gratuitos, frequentemente coexistem no mesmo prestador (provider). Os serviços pagos são normalmente melhores (?), disponibilizam mais espaço e recursos e são mais estáveis, mas os serviços gratuitos são, em regra, perfeitamente adequados a uma utilização não profissional (pessoal ou educativa), embora não se possa contar com eles durante um longo período (por vezes desaparecem) nem esperar que a rapidez seja muito grande e há que ter backups de tudo o que se coloca lá (I mean it!)

Ser capaz de arranjar alojamento (gratuito ou não) é um dos desafios de quem se inicia nas tecnologias Web. Podem-se usar sites que já tenham (por exemplo os do vosso ISP, se houver) ou procurar na Web. Deve-se testar e discutir com outras pessoas nos fóruns. O objetivo é cada um de nós ter um site online onde possa colocar as suas páginas e outros conteúdos e se familiarize com o processo de alojamento e atualização Web.

1- Exemplos de sites/servidores de alojamento gratuito

Cada um deve procurar e escolher dentro da vasta oferta, o site adequado a si e ao uso que lhe quer dar, não deve atribuir a outros essa responsabilidade. No site vamos colocar conteúdos e temos de nos responsabilizar por eles e pelo que possa acontecer (avarias, problemas, etc.).

E
xistem servidores pagos e gratuitos. As possibilidades técnicas e as "ofertas" variam de uns para outros. Há várias listas de endereços de servidores gratuitos que se podem procurar na Net, exemplos:
>> https://www.techradar.com/web-hosting/best-free-web-hosting
>> https://www.hostingadvice.com/how-to/free-web-hosting
>> http://www.free-webhosts.com/webhosting-01.php
>> ... procure outras listas 

Inatividade: um aspeto a ter em atenção na utilização dos servidores gratuitos. As normas variam de servidor para servidor, mas em alguns a inatividade pode levar a que nos suspendam ou cancelem a conta. Podemos criar nova conta, mas a antiga já não existe e os conteúdos "foram-se". É uma razão forte para termos sempre cópia de tudo o que se coloca num servidor gratuito (e mesmo nos pagos, embora por outra razões).
Note-se que o que acontece ou não, depende da política de cada servidor que o utilizador deve conhecer (lendo a informação disponibilizada).

Alerta-se igualmente para o facto de os servidores gratuitos mudarem muitas vezes de política dado que não há compromisso com o utilizador.

Facilidade de uso e enormes potencialidades dos servidores online: para além de permitirem alojar gratuitamente páginas e sites gerais, muitos sites (a maioria) disponibilizam aplicações/funcionalidades, como o cPanel que permitem funcionar de forma muito acessível com o sistema. O facto de as aplicações serem praticamente iguais nos vários servidores facilita o uso de vários simultaneamente, ou mudar de um servidor para outro, sem dificuldade. Para além disso a maioria dos servidores (mesmo os gratuitos) permitem instalar scripts com serviços open source populares como o Joomla, Drupal, phpBB, Wordpress, lojas online, etc.

 ATENÇÃO: Nem todos os alojamentos online são alojamentos Web:
"Beware: a standard Web server is needed to make Web sites available online. A server that allows you to upload a group of files from the PC directory to a "similar" directory structure in your space on the Web server.
File server systems like Google Drive or OneDrive will not work for hosting Websites, they are made to host individual files, not a group of files that are interrelated and the relative links between them will not work (nor images and other objects tagged inside the web pages). Similarly simplified Web systems like Wix, Google Pages or blogs, with upload constraints are not suited. Finally ... some standard Web Servers may have security polices that prevent some file types to be 'served' online so ... test for yourself several services and opt for the one that suits you."
Text adapted from babelx3d.com

2- Como transferir e organizar as páginas e conteúdos no servidor (upload)

Organizar os sites e ficheiros em pastas
Antes de mais deve saber-se que no servidor os sites deverão ser organizados em sub-diretorias (pastas) tal como se faz no PC e nunca colocados na diretoria raiz do servidor; o mesmo deve ser feito com as páginas e conteudos de um site. Desta forma teremos os ficheiros organizados e poderemos ter vários sites Web diferentes a funcionar num mesmo servidor.

Se cometermos o erro de colocar tudo na raiz do nosso espaço Web só se ajeitará lá um único site e mal. Vai ser difícil encontrar alguma coisa quando tivermos muitos ficheiros/objetos "ao monte", para além de corrermos o sério risco de apagar, sem querer, conteúdos que já lá estavam ou esmagá-los (copiar para cima se têm o mesmo nome) quando atualizamos o site com novas coisas.
Mais informaçao sobre a organização de um site Web: http://www.htmlquick.com/tutorials/organizing-website.html

Upload com os file managers (ferramentas http disponíveis na interface web do alojamento)
Os sites de alojamento possibilitam várias formas de carregar as páginas e conteúdos para os servidores, umas específicas dos próprios sites e que se fazem com o próprio navegador (ferramentas Web semelhantes às que vemos em fóruns públicos: colocar um anexo, imagem, documento, página), outras através de programas especializados como se explica a seguir.

Upload com programas
Podemos também transferir os conteúdos e organizá-los no servidor através de programas específicos que usam, na maioria, o protocolo FTP; muitos são gratuitos. Um bem conhecido é o Filezilla (ou, por exemplo, o "velho" mas bom WS_FTP, nas versões gratuitas que ainda se encontram pela Web).

Pode-se igualmente transferir e organizar conteúdos com as aplicações de conceção de páginas e sites que em regra também incluem a funcionalidade FTP. Eis um exemplo:

Qual a melhor forma de fazer o upload ? usar programas de FTP é, a longo prazo, a solução mais prática e mais rápida, mas não para quem se está a iniciar dado que teria logo de mexer com endereços ftp e outros conceitos (nada difíceis mas que enervam os newbies). A primeira vez que tem um site, quem se está a iniciar, deve carregar (upload) e gerir as páginas e outros conteúdos no site usando as ferramentas Web de upload dos próprios sites (que estão na interface web do site e normalmente se designam por online "file managers"), são elas a forma mais eficaz e "indolor" de colocar e gerir as páginas/conteúdos online (mesmo não sendo a forma mais rápida).

>>> Conselho: se tiver um pouco de tempo invista-o usando um programa como o Expression Web e com ele poderá gerir completamente os seus web sites em Serviços de Alojamento Web, editar as páginas e tudo o mais, de forma fácil e rápida, mantendo no seu PC sempre uma cópia de tudo o que está online. É melhor que usar um programa só para FTP (a funcionalidade já está incluida no Expression Web) e infinitamente mais rápido e despachado que os online "file managers", para além de ter ferramentas de pesquisa, de edição, de substituição, de verificação, etc. Muito prático!

Mais informação ...

Para obter mais informação sobre servidores Web e como instalar o seu próprio servidor, consulte:

Vitor Cardoso, 2019 update